Vou apresentar aqui de forma bem objetiva e simplificada os 6 grandes passos para você atingir a riqueza! Logicamente eles se subdividem em vários tópicos, mas são caminhos que necessariamente precisam ser percorridos e estão presentes em quase todos os grandes livros sobre o assunto! Os 6 passos são os seguintes:
- A Mentalidade do enriquecimento
- O Controle dos gastos pessoais
- Um Orçamento inteligente
- Investimentos
- A Geração de renda extra
- O Reinvestimento
1. A Mentalidade do enriquecimento
Aqui você vai trabalhar o mindset necessário, principalmente para enfrentar a árdua missão de desenvolver os outros 5 passos. Isso vai fortalecer as suas decisões na direção do seu objetivo e vai lhe fornecer as ferramentas indispensáveis para traçar o seu caminho até a riqueza. Aqui você vai adquirir o mapa através da leitura de livros, assistindo vídeos no youtube e fazendo cursos pagos (só e quando tiver dinheiro sobrando para isto)!
Antecedendo este primeiro passo nós temos o que Napolean Hill, em seu livro “A Lei do Triunfo”, chama de “Objetivo Principal Definido”. Nada mais é do que o objetivo de ficar rico! Ser abundante em suas finanças! Esse é e deve ser seu único objetivo. Todo o resto está implícito nele (família, saúde e amigos).
Nas palavras de Napolean Hill, “qualquer objetivo principal definido fixado na mente e nela conservado, tendo-se a determinação de realizá-lo, acaba por saturar todo o subconsciente até influenciar automaticamente a ação física do corpo, para a consecução do referido propósito”.
Primeiro decida que quer ser rico e que vai fazer tudo o que for justo, legal e honradamente necessário para atingir este objetivo, custe o esforço que custar, demore o tempo que for!
2. O Controle dos gastos pessoais
Sem controlar seus gastos você nunca vai ficar rico! Tem sim que gastar menos que ganha, muito menos! Aqui fica uma frase: “Viva 3 degraus abaixo!” Se ganha mil reais, viva com 700; se ganha 2 mil, viva com 1.400, se ganha 5 mil, viva com 3.500; se ganha 10 mil, viva com com 7 mil! Se seguir a manada, ao ganhar 5 mil, vai gastar 6.000, entrando todo mês no cheque especial, pagando juros e enriquecendo os bancos (e seus acionistas, como eu, e um dia, você!). São os juros compostos trabalhando contra você! É você na corrida dos ratos (conceito do livro pai rico pai pobre, mais um gado na manada). Controle seus gastos; economize! Use uma planilha de gastos mensais para saber onde exatamente está indo seu dinheiro.
Cada centavo deve ser anotado. Há gastos fantasmas que você nem percebe, mas eles estão lá! A bala, a gorjeta, o salgadinho, o cafezinho! Tudo está lá e em dias, meses e anos a economia nesses itens faz uma diferença gigantesca!
Esse esforço é passageiro. Alguns poucos anos cortando alguns gastos e depois você vai poder gastar o que puder e seu dinheiro não vai acabar!
No mundo existe, neste momento, milhões de pessoas vivendo de renda, curtindo com a família, viajando e fazendo o que gosta! Sempre alguém está financiando alguém. Nesta equação nós temos:
a. quem paga juros, no cartão de crédito, cheque especial, em financiamento de carros e casas;
b. o banco, que pega dinheiro emprestado de alguém e empresta para outra pessoa, ficando com a diferença, o que chamamos de spread bancário;
c. quem recebe juros do banco pelo dinheiro que investe ou aplica em produtos bancários, como CDBs, LCIs, LCAs etc. É aquele que vive de renda.
Relação muito parecida existe entre o consumidor, a corretora, a empresa e o acionista.
Escolha sabiamente de qual lado você quer estar. Decida se vai trabalhar pelos seus sonhos ou pelos sonhos de outra pessoa!
3. Um Orçamento inteligente
Sabendo quanto e onde você gasta, agora é a hora de fazer um orçamento, dividido em valores para:
a. se manter, no que podemos chamar de gastos para sobrevivência;
b. para pagar as dívidas;
c. para a reserva de emergência e
d. para seus investimentos.
Orçamento não é prisão, é liberdade! Ele pode estar dividido assim: 50% para viver, 30% para pagar as dívidas, 10% para a reserva de emergência e 10% para investimentos.
Observe estas três coisas que você precisa começar a fazer ainda hoje, de forma concomitante, independentemente de quanto está pagando de juros:
I. pagar as suas dívidas (salvo se impagáveis, aí entra a estratégia de prescrição delas). Sugestão, da menor para a maior;
II. formar a sua reserva de emergência;
III. começar a investir.
Comece a fazer estas 3 coisas juntas ainda hoje, todas elas juntas!, pois isso faz parte da transformação do seu mindset e vai ajudá-lo e apoiá-lo a continuar esta jornada!
4. Investimentos
A partir de agora, todo mês, sobra uma soma considerável de dinheiro, pelo menos 10% do que você ganha. Você vai investir esse dinheiro de forma inteligente através de uma carteira de investimentos que vai garantir, ao mesmo tempo, crescimento (exponencial) e proteção do seu patrimônio. Aqui entra a educação financeira de forma mais presente!
Você precisa, primeiro, saber e conhecer o seu perfil de investidor. Se conservador, moderado ou arrojado, e investir de acordo com ele. Deve diversificar a sua carteira de ativos e diversificar dentro de cada ativo. Não coloque todos os ovos na mesma cesta; se ela cair, todos quebram.
Com o tempo você vai melhorando a qualidade dos seus investimentos. Tenha calma. Vá estudando aos poucos e aprendendo. Inicie pela poupança. Depois comece a entender como funcionam outros produtos da renda fixa. Estude sobre renda variável. Lei livros e assista vídeos no youtube. Entenda se vale a pena investir em um imóvel ou em um fundo imobiliário.
Talvez você ache que investindo todo mês 500 reais, ao final de 10 anos (120 meses) você vai ter 60 mil reais. Não funciona assim. Com a mágica dos juros composto você estará próximo dos 500 mil reais. Se usar metade das suas férias e metade de seu décimo, chega muito próximo de 1 milhão de reais. Em 20 anos, próximo aos 5 milhões de reais. Em 30 anos, na casa dos 20 milhões. Como isso é possível? Esse é o segredo que (você acha) ninguém te conta! Os juros compostos. Você “acha”, pois não é um segredo. E “ninguém te conta”, pois não precisa; esta informação está nos livros!
5. A Geração de renda extra
Você, necessariamente, deverá gerar uma renda extra para poder aumentar seus investimentos. Se não tem tempo sobrando, é porque está no emprego errado! Ou está ganhando muito dinheiro e não precisa de renda extra mesmo, e aí está tudo bem! Todo dinheiro feito de renda extra será reinvestido, não será gasto com nada!!! Os seus gastos normais você cobre com a renda principal, previamente orçada (sempre 3 degraus abaixo!).
6. O Reinvestimento
Todo dinheiro oriundo da renda extra, com o resultado das aplicações financeiras e investimentos e parte da sua renda principal devem ser reinvestidos! Desta forma você produz uma bola de neve positiva que junto com os juros compostos vão fazer, brevemente, suas finanças evoluírem para patamares gigantescos, levando você a tão sonhada riqueza, abundância e liberdade financeira!
É a fórmula que todos procuram e está bem aqui! Investir, continuar investindo, fazendo uma renda extra e reinvestindo tudo!
Era isso meus amigos! Eu disse que seria rápido. Leia várias vezes esses 6 passos. Eles são a essência de tudo que você vai ler em todos os livros sobre enriquecimento. Mãos à obra!
Comente se você conhece alguém que segue estes passos ou se leu algo parecido em algum livro!