A mentalidade do enriquecimento

Considerada como a base do enriquecimento, a sua mentalidade vai definir se você vai ser uma pessoa pobre, de classe média ou rica.

As pessoas pobres tem mentalidade de escassez, vivem para pagar as contas e seu campo de visão é diário. Gastam todo o pouco que ganham!

Não existe um planejamento em suas vidas. Não há metas, planilhas, nenhum tipo de organização financeira. Elas não tem o controle sobre suas vidas!

A classe média vive para o conforto, e para impressionar; gastam tudo que ganham e muitas vezes, ou melhor, quase sempre, gastam o que não tem, pegam dinheiro do banco, pagando altas taxas de juros, afinal, a parcela “cabe no seu bolso”. Seu campo de visão é mensal.

Aqui também não há um planejamento financeiro nem uma planilha de controle de gastos. Mais receita é utilizada para compra de mais passivos, coisas que tiram dinheiro de seu bolso.

Já os ricos vivem pela liberdade. Compram ativos e não passivos, ou seja, compram coisas e bens que vão colocar dinheiro no seu bolso, e não coisas para tirar dinheiro dele. Desta forma não antecipam sonhos, não pagam juros, compram melhor pois tem dinheiro para negociar descontos e sempre guardam parte do que ganham para reinvestir e fazer mais dinheiro! Seu planejamento é anual ou por décadas!

Não se engane, 80% dos ricos produzem a sua própria riqueza! Esta riqueza não vem, como geralmente se costuma pensar, de uma herança ou da sorte, ou de negócios espúrios. É dinheiro feito com muita dedicação, perseverança e escolhas corretas.

Começamos este post trazendo a ideia de que a mentalidade é a base da riqueza. E realmente é, pois o caminho que precisa ser trilhado é difícil, demanda dedicação e principalmente um conjunto de programas mentais adequados.

Trabalhe o seu mindset, a sua mentalidade, lendo bons livros, assistindo bons vídeos no youtube, lendo bons artigos em blogs que tratam do assunto e, quando possível, faça cursos. O investimento no seu intelecto é muito importante, mas não esqueça:

“Quando falamos de riqueza, não interessa o que você sabe, mas o que FAZ com o que sabe. FAÇA!”

Deixe nos comentários em que fase do enriquecimento você está! Iniciante, cortando gastos e quitando suas dívidas, na fase intermediária, acumulando conhecimento ou na fase avançada, de acumulando riqueza.

Deixe um comentário