O enriquecimento é um processo. Uma série de atitudes que levam você a um outro patamar financeiro. Esse enriquecimento exige um ritual; o ritual da riqueza!
Neste ritual estão incluídas várias atitudes; uma delas é economizar. Economizar para sobrar mais dinheiro, para que esta sobra seja investida, para que o retorno do investimento + a sobra que você já faz todo mês + a renda extra que você fará seja tudo reinvestido novamente, fazendo com que a renda passiva oriunda desses investimentos cobre seus custos mensais, você não precise trabalhar mais por dinheiro e viva feliz para sempre!
A receita é sempre a mesma:
1. Economize
2. Invista (pague-se primeiro)
3. Gere uma renda extra
4. Reinvista tudo e fique rico!
Sendo assim, como não há como fugir do “economizar”, vai aqui uma dica prática, do dia a dia mesmo, para fazer sobrar mais dinheiro para você!
A dica é: evite comer fora de casa! Comer fora de casa (em restaurantes ou cafés) é um dos grandes vilões da economia pessoal. Não há nada mais caro que comer fora. Então, leva a sua comida de casa!
Seu lanche, seu café, seu almoço e sua janta. Isso mesmo, marmita! Dia após dia você estará economizando muito!
Exemplo prático:
Gasto comendo fora:
café da manhã – 8 reais
almoço – 15 reais (sendo bem conservador!)
café da tarde – 8 reais
janta – 15 reais (sendo bem conservador, também!)
Total: 46 reais.
Levando de casa: café da manhã – 3 reais
almoço – 6 reais
café da tarde – 3 reais
janta – 6 reais.
Total: 18 reais.
Economia de 28 reais por dia. No mês (30 dias) são 840 reais!!!! Não preciso falar mais nada! Aqui está a sobra de dinheiro que você estava procurando!
Ah, onde tomar um café por 3 reais?
Vamos lá!:
0,60 o pão
1,80 1 fatia de presunto e outra de queijo
0,60 o café!
Custo do café: R$ 3,00
Janta e almoço: na noite anterior você faz 2 colheres de arroz (custo de 0,60), um purê de batata (1,40), salada de cebola com tomate (2,00), 1 coxa + sobre coxa de frango (4,00) e um bife (4,00)
Custo do almoço E janta feitos em casa: R$ 12,00 (6 por refeição)
Seu gasto inicial vai ser de 2 potes e uma térmica pequena para o café!
A economia com comida fora de casa é muito fácil de fazer e vai ajudar a reduzir seus gastos mensais, fazendo sobrar dinheiro para começar a montar a sua reserva de emergência.
Você pode abrir exceções e almoçar ou jantar fora de casa 2 ou 3 vezes no mês, mas não mais do que isso. Lembre-se, seu objetivo principal é formar a reserva de emergência e depois começar a montar a sua renda passiva!
Outras dicas para economizar (obs: só faça o que o seu coração mandar. Não faça nada forçado!):
a. Vender o carro e andar de uber/99 etc;
b. Se financiou o apartamento e está pagando muito mais na prestação do que pagaria de aluguel, venda o imóvel, alugue um e invista a diferença entre a prestação e o aluguel que vai passar a pagar;
c. Passe a usar telefone pré-pago e não de linha;
d. Reduza a velocidade da internet;
e. Reduza o pacote de canais da sua TV;
f. Pague todas as suas dívidas para não pagar juros. Juros pagos são o poder dos juros compostos trabalhando contra você. Coloque esse poder trabalhando a seu favor!;
g. Quite seu cheque especial e nunca mais use o limite. Cancele o limite no banco;
h. Quite a dívida do cartão de crédito (se ainda possível fazê-lo, senão pare de pagar e espere a proposta de renegociação)
i. Rasgue seu cartão de crédito. Se você está endividado ou ainda não tem uma reserva de emergência robusta, cartão de crédito é vilão SIM!;
j. Só compre roupas se for extremamente necessário;
k. Não faça compras desnecessárias ou supérfluas;
l. Não adiante sonhos com dinheiro que você não tem;
m. Não tente viver a vida dos outros. Não viva para se exibir para seu vizinho, família e amigos. Isso custa caro e faz você viver em um patamar muito acima das suas posses;
n. Viva sempre 3 degraus abaixo do que você pode;
o. Troque lâmpadas da sua casa por lâmpadas de led;
p. Se possível, coloque um aquecedor a gás na sua casa;
q. Não use chaleira elétrica. Ela consome muita luz;
r. Viaje menos. Economize na sua viagem. Pegue um hotel mais barato, compre alimentação em restaurantes através de sites de descontos (groupon, peixe urbano) e leve coisas de casa para comer;
s. Tenha sempre um quit alimento no seu carro (prato, talheres, copo, sal, café e açucar)
t. Adquira o hábito de pedir desconto, sempre;
Leve como mantra na sua vida: adquiria ativos e não passivos. Ativos é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso (poupança, renda fixa, aluguel de um imóvel, dividendos de ações e fundos imobiliários etc). Passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso (prestação da sua casa, prestação do seu carro, a gasolina que põe nele, a casa na praia, a bicicleta que não usa, a academia que você não vai (se vai, é investimento!)).
Tempo é um bem valioso. Não troque seu tempo por dinheiro durante toda a sua vida. Não caia no conto dos 40, 40, 40. (40 anos trabalhando 40 horas semanais para se aposentar com 40% do seu salário). Isso é furada!
Cada real economizado se torna um soldado a mais trabalhando no exército do seu enriquecimento! Pense nisso sempre que abrir a carteira!
Mais uma coisa. No início vai ser difícil, mas depois você se acostuma. Começa a ver sobrar dinheiro, paga suas contas e começa a investir! Você vai adorar ser uma pessoa econômica.
O bom é que esse sacrifício não vai durar para sempre. Aos poucos as coisas vão ficando mais folgadas e você vai poder se dar mais ao luxo. Aos poucos!
Boa sorte e bora lá economizar!
Comente aqui embaixo quais são as suas técnicas para economizar!
Gostei das dicas! Simples e práticas!
Obrigado! Coloque em prática e junte muito dinheiro!